Selecionar adequadamente o ponto comercial onde o seu negócio vai funcionar pode ser a diferença entre alcançar ou não resultados positivos. A escolha do local precisa considerar a coerência entre os 4 P’s de marketing: ponto, produto, preço e propaganda.
Se a localização demonstra aspectos negativos, isso pode comprometer o desempenho das vendas. É oportuno pensar em mudar o empreendimento para um lugar melhor e mais estratégico, mesmo que isso signifique investir mais em infraestrutura e propaganda.
Considere que não há uma fórmula que determine o melhor ponto para o seu negócio, no entanto, é necessário ficar atento às variáveis que podem mudar significativamente o seu comércio.
Localização
O sucesso do negócio depende de sua localização. Mas, antes de decidir onde será a loja, é importante que o empreendedor esteja atento a questões como acesso físico, tráfego de pedestres, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento.
Lojas de rua e de shopping center têm suas especificidades:
Nos estabelecimentos de shopping, campanhas promocionais, segurança, estacionamento amplo, conforto e praticidade são algumas vantagens. As desvantagens são o alto investimento para aquisição, a taxa de condomínio alta, a cobrança de fundo de promoção, as regras de funcionamento e a cobrança de estacionamento.
Para as lojas de rua, os custos são mais baixos e há maior liberdade de gestão, além de estacionamento gratuito. Em contrapartida, dificuldade para estacionar, falta de segurança e de campanhas promocionais são aspectos negativos para esse tipo de ponto.
Algumas perguntas são norteadoras na hora de escolher o ponto comercial:
- A loja é acessível aos clientes?
- O local favorece a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes sentem-se estimulados a comprar apenas ao ver o produto?
- Qual o fluxo de pedestres no local?
- A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
- Estacionamento é necessário?
- O público-alvo tem acesso garantido à loja?
Como escolher o ponto comercial
Quando o empresário analisa as condições do ponto comercial, além do impacto no faturamento, ele precisa observar fatores que podem interferir negativamente na venda.
Confira a seguir dicas para garantir um bom ponto para o seu negócio:
- 1Defina o perfil do consumidor que deseja alcançar e estabeleça qual produto será oferecido;
- 2Analise o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel. Certifique-se de que o preço é compatível com sua capacidade de investimento e o prazo de retorno e movimento esperado;
- 3Observe aspectos como: facilidade de acesso e visibilidade, volume do tráfego, local para estacionar (importante ter estacionamento próprio ou nas proximidades), nível de ruído, condições de higiene e segurança, água, luz, telefone, internet;
- 4Verifique a existência de concorrência ou negócios similares nas proximidades;
- 5Esteja atento à facilidade de aquisição de matéria-prima e ao recrutamento de mão de obra, ou seja, confira se há pessoas/serviços especializados nas mediações;
- 6Solicite uma busca prévia de localização junto à prefeitura para verificar possíveis impedimentos para a montagem do negócio, com base no plano diretor urbano do município;
- 7Compare diferentes opções de pontos comerciais para garantir o melhor lugar para o negócio e observe o movimento desses locais em diferentes dias e horários;
- 8Converse com proprietários de estabelecimentos próximos e procure descobrir qual o valor médio de compra/aluguel da região;
- 9Procure o lado da rua onde há sombra no período da tarde, pois nesse horário o movimento é maior;
- 10Prefira pontos que tenham o mesmo nível da rua e sem recuo, próximos à entrada principal, a escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncora dos shoppings, pois eles têm mais visibilidade.
Cuidados
- Evite lojas em frente a pontos de ônibus, pois a visibilidade ficará comprometida pela aglomeração.
- Fique longe de locais que causem sensação de insegurança. No caso de lojas de rua, um exemplo disso são as praças mal iluminadas.
- Tente não optar por locais em últimos andares ou em corredores sem saída, pois eles apresentam pouco movimento.
- Encontre um diferencial para o seu negócio e vá em frente. Concorrentes existem em qualquer empreendimento.
- Olhe o mapa da cidade em toda sua amplitude e tente detectar as principais necessidades locais. Áreas consideradas nobres não são as únicas opções para bons pontos comerciais.
- Fique atento que alguns municípios possuem legislação específica para determinados negócios. Verifique se é o caso do seu.